A Bíblia nos ensina em várias passagens que os pais são responsáveis pela educação de seus filhos.
Efésios 6:4 diz “Pais, não tratem seus filhos de modo a irritá-los; antes, eduquem-nos com a disciplina e a instrução que vêm do Senhor.”
Provérbios 22:6 diz “Ensina a criança no caminho que deve andar e quando for velha, não se desviará dele.”
Deuteronômio 6:6 diz ” Que todas estas palavras que hoje te ordeno estejam em teu coração! Tu as ensinarás com todo o zelo e perseverança a teus filhos.”
Essa responsabilidade é importantíssima pois nossos filhos foram confiados a nós pelo Senhor, mas verdadeiramente são herança Dele.
Quando, por desleixo, por falta de priorizar, ou por qualquer outra desculpa, nos omitimos de educar nossos filhos, estamos em erro.
Nossos filhos nascem completamente dependentes da nossa instrução e dedicação a eles. É nossa responsabilidade colocar limites, ensinar a diferença do certo e errado, dedicar tempo ao ensino da Palavra, conversar e ensiná-los sobre drogas, sexo, finanças, escolhas e consequências, relacionamentos e tudo que diz respeito a vida nesta terra.
Mas a verdade é que muitas vezes estamos arranjando desculpas para não assumir esta responsabilidade. E falo isto por mim mesma.
Estamos muito ocupados e dizemos que não temos tempos, mas temos tempo para nossos hobbies e amigos.
Estamos muito distraídos com nossos celulares, séries, novelas e mundo virtual e vamos empurrando com a barriga.
Não sabemos como fazer, mas quando realmente queremos alguma coisa que é do nosso interesse, corremos atrás para aprender. Ligamos para alguém, pedimos ajuda, procuramos recursos, livros e videos. Mas tantas vezes, quando se trata de educar nossos filhos, arranjamos desculpas.
“Eu tenho vergonha de ensiná-lo sobre puberdade e sexo”.
“Eu não sei como conversar sobre drogas”.
“Semana que vem vamos começar a passar tempo em família”
E assim roubamos nossos filhos do direito de ser ensinados por nós. De serem preparados para enfrentar o mundo, de tomar decisões conscientes. Quando não dedicamos tempo para ensinar nossos filhos com zelo e perseverança, estamos falhando com eles e com a missão que o Senhor nos confiou.
Em Mateus 25:14, Jesus contou uma história de 3 homens. O chefe destes homens deu a cada um deles certa responsabilidade antes de sair em viagem, de acordo com a capacidade de cada um . Quando o chefe voltou, dois dos homens tinham aceitado a responsabilidade por aquilo que o patrão os tinha confiado e feito o que era certo. Mas um daqueles homem chegou ao patrão com desculpas. Desculpas por não ter feito o que devia ter feito. Desculpas por sua omissão e descaso.
Aos homens que foram fiéis, o Senhor disse: “Muito bem servo bom e fiel!”
Como pais, nenhum de nós é perfeito. Nenhum de nós está isento de cometer erros, pelo contrário. Mas tão pouco podemos usar de desculpas diante do Senhor. Ele conhece nosso coração. Ele nos confiou a missão de educar nossos filhos com zelo e perseverança. Será que temos sido fiel nessa missão ou temos arrumado desculpas?
“Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.” 1 Timóteo 5:8
Deixe um comentário