Infância: Fase de Semear

Crianças são solo fértil para o plantio de sementes. Elas são curiosas, dispostas a aprender e humildes. Os intermináveis “por quês?”, que às vezes nos tiram do sério, são parte normal e saudável do desenvolvimento de uma criança. Crianças estão aprendendo o tempo todo, não só no momento que estão na escola ou lendo um livro. Enquanto se relacionam com o mundo e com as pessoas que as cercam, elas estão aprendendo e absorvendo informação. São como plantinhas que continuamente
recebem nutrientes do solo, do ar e do Sol.

O Senhor diz em Sua Palavra: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Oseias 4:6, ARA). Como disse anteriormente, os nossos filhos terão conhecimento sobre a vida, sobre relacionamentos, sobre Deus, sobre sexo, drogas e sobre o mundo ao seu redor. O aprendizado é parte natural do crescimento de uma criança. A questão não é se eles vão ou não aprender sobre determinados assuntos. A questão é de quem e como eles vão aprender e que tipo de informação receberão: conteúdos de acordo com a Palavra ou de acordo os padrões aceitos pela cultura em geral?

Paulo nos exorta em Romanos: “Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês” (12:2). O “modo de pensar” referido é a nossa mente; a forma como vemos, entendemos e nos relacionamos com o contexto no qual estamos inseridos. Então, de acordo com esse versículo, existem dois modos pelos quais podemos entender a vida: nosso propósito e nossa interação na sociedade, de acordo com a cultura geral ou de acordo com Deus e Sua Palavra.

Os nossos filhos precisam receber a boa semente diariamente, a semente da Palavra de Deus mediada por nós, seus pais. Eles precisam aprender a olhar a si mesmos, olhar os outros e as circunstâncias da vida pelas lentes ou pelos princípios da Palavra de Deus. Por exemplo, muitas crianças crescem acreditando que são apenas mais um na multidão. Que suas vidas não têm qualquer importância ou propósito. Elas precisam ser ensinadas que foram criadas à imagem e semelhança de Deus, que elas têm dons, talentos e características únicas que devem ser usados para refletir o amor e
glória de Deus na Terra, onde quer que elas vivam.

A consequência dessa semeadura diária na vida dos nossos filhos, em que eles aprendem a enxergar o mundo através das lentes da Palavra de Deus, será a oportunidade que terão de experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para a sua vida nas mais diferentes áreas, como o versículo nos ensina.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *